sábado, 22 de agosto de 2009

Hábitos irritantes na internet

Apontamos os costumes mais inconvenientes dos internautas e incluímos dicas para fugir deles!


Não pense que alguém sairá ileso da leitura deste artigo, pois com certeza você balançará a cabeça afirmativamente e talvez até ria de algumas dicas quando se identificar com elas. A partir de agora, leia o que muitos internautas pensam, mas nunca tiveram coragem de reclamar. Daremos nome aos bois em um artigo que servirá de complemento para as “Dicas para ser um micreiro mais educado”, mostrando aqui o que mais dá nos nervos de qualquer um em relação às atitudes dos outros usuários.
Não se sinta ofendido se citarmos alguma atitude que você pratica. Nossa idéia é divertir ao mesmo tempo em que conscientizamos. Portanto, encoste-se na cadeira e se prepare para mais uma leitura divertida sobre o seu cotidiano digital. E se todos os seus hábitos estão descritos aqui, nunca é tarde para mudá-los e ser visto com melhores olhos pelos seus amigos, virtuais ou não, certo?
Orkut
A comunidade online preferida de todos os brasileiros é fonte de diversão, entretenimento e, algumas vezes, tragédia e destruição em massa — ainda mais quando a sua namorada vê o seu recado para a ex —, mas tenha cuidado para não se expor demais. Se não quiser que o universo inteiro saiba que você rói a unha do dedão do pé enquanto assiste ao seu programa preferido (que inclusive, você tem vergonha de dizer qual é), não tem porque escrever isso no seu perfil, a menos que sua intenção seja causar reações como gargalhadas ou repulsa.

Quantos amigos você tem no Orkut? Muitos, certo? Agora responda: quantos você realmente conhece? Muitos “orkuteiros” colecionam amigos, como se eles tivessem mais prestígio à medida que o número aumenta. Isso poderia até ser verdade na época em que uma minoria de selecionados possuía conta no serviço. Ou seja, ter Orkut era sinônimo de ser “cool”. Hoje, qualquer pessoa do mundo pode criar uma conta e usar o serviço, que já deixou de ser aquela “rede de amigos confiáveis”, como era chamada.
Assim, se você é um desses que gosta de ver um número grande no canto direito da tela, uma boa dica é tentar encontrar amigos da escola, parentes distantes, ou mesmo fuçar para achar aquele ex-namorado que você nunca esqueceu. Mesmo assim, é muito mais legal ter um número pequeno na sua lista, do que ter um grande número de desconhecidos.
A menos que você tenha o dom de prender os leitores no seu perfil do Orkut, seja sintético. Resuma o texto do “quem sou eu” em um ou dois parágrafos. A maioria dos internautas não fica muito tempo em uma mesma página, então, se você escrever um romance provavelmente ninguém lerá. A melhor estratégia é preencher todos os campos do seu perfil, de maneira resumida. Afinal, qual será seu papo com as pessoas interessadas em você, se tudo o que elas precisam saber está no seu perfil? Alguma coisa tem que sobrar para contar e até dar um ar misterioso a você — acredite, o mistério sempre funciona, pois a curiosidade é inerente ao ser humano.




Está fora de moda se sentir insultado se alguém passar pelo seu perfil e não deixar um recado. A pessoa pode ter parado lá por acidente e nem lembrar mais como fez. Também é possível que ela tenha ficado curiosa sobre você, então por que mandar um “fuçou e não deixou scrap? tá loko hein!” ao invés de um “olá” seguido de um emoticon feliz? É mais provável que a primeira opção espante o visitante e a segunda dê a ele uma nova razão para voltar a visitar seu perfil.




Messengers
Não há nada mais chato do que ficar olhando aquela telinha quadrada se empilhando na tela, informando que o “GostosãoCWB Webcam” está online. A prática de mudar o status do messenger para offline e depois para online repetidamente é extremamente irritante. Seu alvo pode até ser aquela gatinha que você está investindo, mas além de ter o efeito contrário, você vai ganhar o bloqueio de vários outros contatos da sua lista e a fama de carente, já que precisa de todos os seus contatos vejam várias vezes que você entrou.




Se você deixa o seu messenger online o tempo todo, não reclame se as pessoas falarem com você. Existem diferentes status e até as mensagens pessoais, para que todos fiquem alertas sobre a sua presença ou disponibilidade para conversar. Da mesma forma, se você deixar o status como ocupado ou ausente, é incoerente reclamar se alguém não falar com você. Por outro lado, há os que não respeitam o status dos amigos e, mesmo que vejam que está com o “ocupado” ativado, puxam papo, pedem atenção e reclamam se não são atendidos. A dica é: se seu amigo estiver com o status “ausente”, finja que ele está ausente.


Evite utilizar fontes muito desenhadas para conversar. Por mais que você ache-a linda, seu amigo pode sofrer de uma leve miopia e nem saber disso, o que o impede de ler seu texto, irritando-o e fazendo-o desistir da conversa. Se você quiser teimar em usar fontes “estranhas”, aumentar o tamanho já ajuda bastante a leitura. Usar cores que contrastem com o fundo da janela também é indicado. Nem o amigo com visão perfeita vai conseguir ler um texto em amarelo sobre um fundo branco. No máximo ele verá um borrão amarelo.



Emoticons são ótimos para demonstrar emoções. Na verdade essa é a idéia. Mas alguns usuários costumam substituir palavras inteiras por emoticons. Enquanto isso, do outro lado, seu amigo pragueja porque a tela dele quase trava com tantas palavras piscantes e letras sorridentes. A dica, que também vale para tudo o que você fizer na internet, é evitar exageros.


E-mails
Correntes, vírus, spam, cartões virtuais, propagandas, piadas, mensagens importantes, etc. A quantidade de e-mails que recebemos diariamente é absurda. Algumas pessoas ficam horas tentando limpar suas caixas e perdem um tempo precioso. Tudo porque o “amiguinho” que envio a mensagem, não pensou que poderia estar atrapalhando. Não caia nessa. Evite repassar correntes. Acredite, crianças com câncer, promoções mirabolantes e simpatias para ganhar mais dinheiro só servem para congestionar o tráfego da rede, enganar você, estragar seu computador ou deixar seus contatos muito irritados.

Resumindo...
As dicas acima não valem só para as ferramentas mencionadas, mas para todo tipo de serviço disponível na internet, que tem sempre alguém que quer mais atenção do que os outros. Fique à vontade para adaptá-las a todo tipo de serviço e, por que não, à sua vida fora da internet.
É importante frisar que, o fato de ninguém reclamar de nada, não quer dizer que estamos fazendo tudo certo. Os amigos podem manter o silêncio para não nos chatearem, ou simplesmente para evitarem a fadiga. Portanto, utilize aquilo que todo ser humano é dotado, mas nem sempre utiliza: bom senso.
Esperamos ter causado mais risos do que ranger de dentes e colocamos o sistema de comentários à disposição para que você dê a sua opinião sobre o que leu e sobre as atitudes dos seus amigos. Afinal, não há como reclamarmos de tudo em um só artigo. Solte o verbo à vontade!

Artigo de Oliver Hautsch .

É isso aê, galera! Esperamos que as dicas tenham ajudado ;D

Bom fim de semana!

Beijos,

Paula Grazi.










Um comentário:

Mr. Boa disse...

Muito bom post parceira. Esses hábitos irritam msmo...

Tenho um habito q odeio para compartilhar tbm... =P

É qdo vc entra no msn e tem akela pessoa q ta online, porem sua mensagem pessoal esta assim: Naum estou afim de tc com ngm... naum enxe!

Ai ja vem akela pergutna na cabeça né... Entuam o q q vc ta fazendo online? Seguido de: sua $%$#$@%$$ do %#$@%#!

É osso...

Parabéns more, agora ta na minha vez de postar né? =P

beijO!