segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Aprenda a controlar sua memória.


493385031_f1285ed18c_z


Olá pessoal!

As provas do Enem passaram e como eu esqueci de fazer a inscrição dentro do prazo, resolvi compartilhar algo que teria ajudado muitas pessoas na hora de fazerem a prova mas que, assim como eu, só poderão praticar ano que vem.

=D

Brincadeira, essa dica não se limita só a estudos, e sim a praticamente todo tipo de informação que você pode armazenar em seu cérebro.

Não levem à sério os dados e números aqui fornecidos. Estou com preguiça de pesquisar e colocar tudo, e mesmo eu colocando tudo, ficaria mais chato e difícil de entender.

Chega de conversa e vamos logo ao que interessa.

Vamos dividir o nosso cérebro em duas partes que irei nomea-las como: Memória temporária e memória permanente.

A memória temporária equivale a 10% do nosso cérebro e a permanente por 90%.

A memória temporária memoriza todas as informações que você recebeu durante o seu dia e guardam elas temporariamente nos 10% que ela disponibiliza em sua cabeça.

Quando você vai dormir – um sono decente – e você alcança o sono profundo a sua memória temporária começa a passar tudo aquilo que você viu no seu dia que você considerou sendo importante para a memória permanente e o resto ela descarta com o passar dos dias.

Na sua memória permanente essas informações ficam armazenadas permanentemente.

Simples assim.

E o que isso tem a ver com os estudos?

Tudo.

Especialistas do ensino dizem que se a criança estuda de tarde, ela tem que fazer o seu dever ou estudar para provas a noite, não necessariamente antes de dormir. E se o indivíduo estuda de noite, ele deve também fazer seus estudos a noite. Dessa maneira é inevitável as boas notas.

É por isso que quando você estuda antes da prova, da um branco na hora de responder, porque a memória temporária é fraca e sujeita a ser substituídas por outras informações.

Isso não só vale para estudos. Por exemplo:

Eu uso muito essa técnica para decorar solos de guitarra, aqueles solos que são bem rapidinhos. O que eu faço, eu decoro o solo em um dia e tento fazer ele no tempo certo, fico tentando até meus dedos parecerem que travam e não conseguem mais. É muito difícil eu conseguir pegar um solo muito difícil em um só dia, mas se eu fizer tudo isso em um dia e dormir, no outro dia eu estou tirando o solo de primeira. É incrível como funciona.

Se você joga Guitar Hero ou qualquer outro jogo do tipo, você já deve ter notado que hoje você conseguiu passar de uma música que ontem você não estava conseguindo.

Muitos cristãos usam isso para memorizarem versículos bíblicos. Sem saberem, pois muitos costumam ler antes de dormir.

Isso vale pra esportes também. Isso vale pra tudo.

Então espero que você saiba fazer bom uso do seu cérebro e comece a dormir melhor.

Por mais que eu não tenha feito uma pesquisa decente pra colocar dados concretos aqui, pode acreditar que essa técnica é verdadeira, e você pode comprovar procurando à respeito disso no Google.

Bom pessoal, depois de muito tempo, finalmente um texto decente. =D

Espero que vocês gostem, e não esqueçam de comentarem.

Até mais!

8 comentários:

Paula Rossi disse...

Aprendi sobre o pré-sal assim! :D Valeu pela dica, Boaaa.

orley blogueiro disse...

Pessoal acessem meu blog

http://invasaohacking.blogspot.com/

Suzy Carvalho disse...

minha memoria eh como o peixinho dourado q dura 2 segundos hauhuaa
qdo estudava sempre fazia os deveres a noite, funciona msm (y)

Calcanhar de Aquiles disse...

Valeu pela dica.
Esse post é uma aula e tanto.
Abração do amigo "Calcanhar" aqui.

mulherices disse...

Essa coisa com instrumentos musicais (também toco) é verdadeira, mas acho que está mais ligada ao exercício dos que à memória.

DOWNLOAD PojucaONLINE disse...

oi man.... valew por seguirmeu blog...... vim aqui retribuir e jah tow te seguindo.... desculpa a demora de retribuir... eh q viajei nesse feriadao e pouco tive acesso a net

abraços

kirawim disse...

muito bom o Blog parabéns, se puder da uma olhada lá no meu, eu ensino como ganhar dinheiro online :D
­
http://www.maniapaga.co.cc/

Rosangela Moura disse...

BOM DIA! ACHEI AS DICAS MUITO BOA, PARABÉNS. ESTOU SEGUINDO SEU BLOG E APROVEITO PARA TE CONVIDAR A SEGUIR O MEU http://mulheresnopeniel.blogspot.com